terça-feira, 18 de outubro de 2016

Cuidados para casa de alérgicos - 28 dicas para quem sofre com alergias!

05:35:00

Compartilhe
Cuidados para casa de alérgicos - Saiba como manter sua casa longe dos ácaros e fungos !


"No Brasil, o principal alérgeno é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias", aponta Fábio Morato Castro, professor de Imunologia Clínica e Alergia da USP (Universidade de São Paulo) e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). ( Fonte: Uol)

Se você ou alguém da família sofre com alergias, principalmente as alergias respiratórias sabe que certos cuidados com a casa aliviam e muito os sintomas. 

No post de hoje vamos dar dicas de como cuidar da casa para quem é alérgico.
Existem mais de 30 mil espécies de ácaros, mas os que causam alergias são os domiciliares – ou seja, aqueles que moram dentro de nossas casas. 

Cuidados para casa de alérgicos


Cuidados para casa de alérgicos
Cuidados para casa de alérgicos


1- Evite produtos de limpeza muito perfumados e aromatizadores de ambientes.


· 2-Dê preferência a produtos naturais tais como bicarbonato, vinagre branco e outros, no momento da limpeza


· 3- Se possível chame uma empresa especializada em lavar e retirar ácaros dos colchões e travesseiros pelo menos uma vez ao ano.

4- Nunca acumule roupa suja e jamais deixe qualquer peça úmida, pois são fonte de ácaros.

 5- Deixe as janelas e portas abertas sempre após o banho, desse modo, o vapor se dissipará, evitando que apareçam manchas escuras no teto e o cheiro de umidade.

6- Coloque no gabinete da pia produtos que absorvam a umidade.

 7-  Procure usar produtos de higiene com pouco perfume e dê preferências aos neutros. (Veja dicas de marcas de Sabonetes Hipoalergênicos e saiba onde comprar!)

8- Dê preferência a couro natural ou sintético para forração dos estofados, caso sejam de tecido use sobre eles mantas decorativas que protegem os móveis e podem ser lavadas toda semana.

9- Ao comprar almofadas, escolha sempre as com capa removível, pois possibilita sua lavagem semanal.

10- Abolir o carpete é a melhor solução e, se possível, também evite tapetes, mas se faz questão de tê-los, dê preferência aos não muito grandes, de tamanho médio, que possam ser lavados pelo menos três vezes ao ano.

Leia também: Dicas de Tapete antialérgico - Veja lindos modelos e saiba onde comprar!


11- Aspirar os estofados todos os dias e passar um pano umedecido em uma solução de água e vinagre, uma vez por semana. (Aspirador em pó Antialérgico - Saiba qual o melhor Aspirador para quem tem alergia!)

  12- O piso do quarto deve ser de madeira ou laminado, jamais use carpete. Atualmente existem materiais específicos para o quarto do bebê.

 13-  Bichos de pelúcia são bonitos e compõem a decoração, mas acumulam muito pó, por isso evite-os! Se realmente fizer questão de tê-los, lembre-se, eles devem ser de material que possa ser lavado à cada 15 dias.

14- Os móveis devem ser de linhas retas, para que não existam locais para que o pó se acumule.

15-   Os protetores de berço devem ser de tecidos laváveis e, de preferência, antialérgicos.


16- Quanto menos objetos ficarem expostos no quarto, menos locais para acumular poeira.

17-  Use sobre o colchão um protetor impermeabilizado que deve ser trocado e lavado no mínimo à cada 15 dias.

18- Nos travesseiros deve ser usada uma capa hipoalergênica  que tenha a parte interna impermeabilizada e fechada por zíper. Essa capa deve ser trocada e lavada toda semana.

19- O colchão deve ser virado toda semana, e aspirado, assim como o estrado. Os colchões que não podem ser virados devem ser simplesmente aspirados.

20-  No caso de haver ar condicionado, seu filtro deve ser limpo uma vez por mês.

21- Se existe ventilador de teto, suas pás devem ser limpas com pano úmido todos os dias, para que não acumule poeira.


22-  Se possível evite ter cortinas, mas se não houver outro jeito, opte pelas feitas de tecidos leves e lave-as à cada 15 dias. Se fizer opção por persiana ela deverá ser limpa com pano úmido um dia sim outro não.

23- Embaixo da pia é um local que muitas vezes tem um maior acumulo de umidade, facilitando a proliferação de bactérias e criando um odor desagradável. Sugiro colocar produtos industrializados que absorvam a umidade (a venda em supermercados) ou giz escolar, que tem a mesma finalidade e é mais barato.

24- Sempre que possível deixe as janelas e portas abertas para que o ar circule.


25- Para limpar o micro-ondas, coloque uma vasilha com água e 3 rodelas de laranja ou limão, deixe ferver de 3 a 4 minutos. Irá criar um vapor, então passe um pano limpo e seco por dentro e ele ficará limpo e cheiroso.

26- Limpe os armários.  Os armários são paraísos do ácaro da poeira por causa da roupa e lixo que se assenta e coleta poeira.

27- Livre-se de cortinas de chuveiro de vinil, que detêm mofo mais facilmente e emite gases.

28- Use travesseiros, cobertores e edredons hipoalergênicos.


Gostaram das dicas de Cuidados para casa de alérgicos ?


0 comentários:

Postar um comentário