sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Teste Alérgico - Todas as informações que você precisa saber

07:22:00

Compartilhe
Desconfia que tem alergia a alguma coisa? Saiba mais sobre os tipos de teste alérgico que existem para detectar vários tipos de alergias!


O teste  alérgico é um tipo de exame que é feito para descobrir se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia , seja de pele,  alimentar, medicamentosa ou respiratória.

Técnica de Puntura



A técnica de punctura envolve a introdução de pequena quantidade de alérgeno na pele, fazendo-se um pequeno furo na pele através de uma gota de extrato de alérgeno. 

Se você tiver alguma alergia, os alérgenos aos quais o seu sistema imune reagir levarão a uma reação em cadeia, em seu organismo.

Indicado na suspeita de atopia, alergias respiratórias e alimentares. É um procedimento rápido, seguro e indolor, realizado no antebraço do paciente.

Quais os tipos de teste alérgico?


Teste Alérgico - Todas as informações que você precisa saber
Teste Alérgico - Todas as informações que você precisa saber



2. Teste Intradérmico



Nessa técnica, o médico injeta uma pequena quantidade de extrato de alérgeno debaixo da pele, com o auxílio de uma seringa. 

Esse teste é mais sensível que o teste de punctura. Está indicado nos casos em que o teste de punctura for negativo.

Os testes mais utilizados por método intradérmico são: insetos, bactérias, fungos e testes para avaliação memória e da defesa imunológica.

Exame de sangue (RAST)


Pode ser que seu médico solicite que você faça um exame de sangue, chamado de RAST. 

Como ele envolve a obtenção de amostra de sangue, seu custo é mais alto, e os resultados demoram mais tempo para ficarem prontos. 

Geralmente, são usados apenas nos casos em que os testes cutâneos não puderem ser feitos, como em pacientes em uso de certos medicamentos, ou em portadores de doenças de pele que podem interferir na interpretação dos testes cutâneos.


Teste “prick to prick”: 


Trata-se de uma variação do teste de puntura onde o alergista utiliza alimentos ao natural (frutas e verduras frescas, leite de vaca) para realizar o procedimento.


Teste alérgico de contato 30 substancias


Teste de Contato ou Patch Test

Realizado atualmente com uma bateria padrão de 30 substâncias, adaptada pelo Grupo Brasileiro de Estudos em Dermatite de Contato (GBEDC).

Trata-se de uma adaptação para o Brasil de uma bateria internacional (preconizada pelo Internacional Contact Dermatitis Research Group – ICDRG) de 22 substâncias, acrescidas de 8 substâncias de importância para a realidade brasileira.

Além desta bateria com 30 substâncias, os laboratórios de produtos para alergia comercializam também uma bateria com 10 substâncias exclusivas para cosméticos, além de fitas com câmaras de alumínio ou plástico de 8mm de diâmetro para a realizaçao dos testes.

As substâncias em forma de pomada (a maioria) e líquidas, são colocadas em câmaras de alumínio ou plástico fixadas em fita adesiva hipoalergênica (micropore) e aplicadas no dorso, evitando-se a região paraespinhal, numa distância de cerca de 2,5 cm da coluna vertebral.

Após uma limpeza com algodão e álcool a 70%, aplica-se as fitas com os testes.

Orienta-se o paciente a não molhar o local, evitar atividades físicas excessivas que causem grande transpiração, permitindo-se as atividades cotidianas e evitar exposição direta ao sol.

 Realiza-se a primeira leitura com 48 horas cerca de 20 minutos após a retirada dos adesivos.

 Uma segunda leitura com 72 ou 96 horas é necessária para se afastar falsos positivos na primeira leitura (irritação não alérgica) e verificar positividades que não foram observadas na primeira leitura.

 O resultado  dos teste alérgico é dado em cruzes: (-) negativo; (+) eritema leve ou com algumas pápulas; (++) eritema moderado, pápulas e vesículas:(+++) eritema intenso, pápulas e vesículas confluentes ou ulcerações.

Os cosméticos podem ser utilizados em testes in natura, aplicados diretamente sobre a pele.

Substâncias cáusticas e ácidas, com potencial para causarem lesões na pele e aquelas com composição desconhecia não devem ser utilizadas para teste.

Quantos custa o teste alérgico?


O teste de alergia pode variar entre 200 e 300 reais, dependendo do tipo de alergia que se está tentando diagnosticar.

Procure seu médico ou ou alergista para saber qual o melhor teste alérgico para você!

Fontes:

http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5041/-1/testes-alergicos-x-informacoes-gerais.html
https://wbrasiljr.wordpress.com/2011/06/16/testes-para-diagnostico-de-doencas-alergicas/
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/01/testes-alrgicos.html


0 comentários:

Postar um comentário