segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Causas das Alergias Respiratórias - Fatores Comuns e pouco conhecidos que podem provocar alergias!

11:51:00

Compartilhe
Causas das Alergias Respiratórias - Veja as causas físicas, as emocionais e até mesmo causas pouco conhecidas que desencadeiam a alergias respiratórias!


Gostaria de saber mais sobre os fatores que provocam alergias respiratórias?

Nós fizemos uma pesquisa completa sobre o assunto em sites de vários tipos, lemos diversas matérias sobre alergias respiratórias e trouxemos para vocês as principais causas da alergia respiratória, também vamos falar de causas emocionais para esse tipo de alergia.

Principais Causas de  Alergias Respiratórias

1) Alérgenos: são os fatores aos quais a pessoa é alérgica por determinação genética. Os mais frequentes são ácaros da poeira doméstica, fungos presentes no mofo, pelos de animais domésticos como cães e gatos, penas de pássaros, baratas, gramíneas e pólens.

2) Irritantes: são os fatores aos quais a pessoa não é alérgica, mas que podem desencadear alergia por irritação da mucosa. Os mais comuns são fumaça de cigarro, tintas, perfumes, produtos químicos de limpeza, derivados de combustíveis e quaisquer outros poluentes com odor forte como Sabão em pó por exemplo.

3) Infecções: vírus causadores do resfriado e da gripe são frequentes desencadeadores de alergia, especialmente em crianças pequenas.

4) Físicos: exercício físico, fatores emocionais, mudança brusca de temperatura, ar frio, ar seco e umidade, entre outros.

Causas das Alergias Respiratórias
Causas das Alergias Respiratórias

12 causas comuns de alergias respiratórias



1-Polén

O pólen é uma pequena substância que algumas árvores e flores dispersam pelo ar, geralmente no início da manhã, no final da tarde e em alguns momentos em que o vento balança as folhas das árvores caem e atingem pessoas geneticamente predispostas.

2-Poeira

A alergia à poeira é uma condição do tipo respiratória e os ácaros são os principais agentes que levam à ela. Estes são seres bem pequeninos que se multiplicam e vivem em locais úmidos ou não e empoeirados. As cortinas, os tapetes, os sofás e os bichinhos de pelúcia, por exemplo, são os lugares preferidos destes microrganismos.

3-Mudanças climáticas bruscas.

Com as mudanças bruscas de temperatura muitas pessoas são acometidas pelas chamadas alergias respiratórias. A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de rinite (espirros e escorrimento pelo nariz, principalmente pela manhã), bronquite (tosse com ou sem catarro), e asma (falta de ar ou dificuldade de respirar).

4-Genética

“Quando os pais de uma criança não são alérgicos, ela tem apenas 15% de risco de ter o problema. Já se pai e mãe têm alergia, essa porcentagem sobe para 70%”

5-Poluição do ar

A poluição atmosférica influencia de forma negativa as patologias alérgicas, sobretudo a asma e a rinite.

Leia: Como Acabar com Alergias Sinusites e Rinites! (Curso inédito de conteúdo científico com linguagem fácil formulado por médica da área Oromolecular, Nutrologia e Alergia.)

6-Pelos de animais

A alergia a animais domésticos é bastante comum. Contudo, o que surpreende é o que causa a alergia: não são os pêlos e penas, mas os microscópicos fragmentos de pele que se desprendem da pele do animal que desencadeiam a reação de coceira, irritação nos olhos, espirros e congestão nasal nas pessoas sensíveis.


7 - Estresse 

Ficar muito nervoso, triste ou assustado pode desencadear o fechamento dos brônquios, levando a uma crise de asma.

8- Produtos químicos
Há alguns produtos de cheiro tão forte que causam irritação na maioria das pessoas, como tinta de parede.

9- Infecções virais

Todo vírus que irrita e inflama o brônquio faz com que ele se feche, o que pode aumentar a secreção e as chances de crises alérgicas.

10- Exercícios físicos

Exagerar no exercício pode afetar os órgãos envolvidos na respiração e desencadear crises, sobretudo, de asma.

11- Ácaros

No Brasil, 99% das pessoas que têm asma são alérgicas a ácaros"

12- Cigarro

A fumaça do tabaco ajuda a desencadear crises alérgicas.

Causas pouco conhecidas que podem agravar a alergia respiratória


Bebida alcoólica

Principalmente o vinho, é um fator agravante de rinite e asma alérgica, apontou um estudo sueco publicado em 2005 na revista Respiratory Medicine.

 Vinho é alergênico porque é composto de vários alérgenos, incluindo uva e ácido acético. Além disso, o álcool aumenta a permeabilidade da mucosa intestinal.

Pesquisadores norte-americanos da Universidade de Ohio (EUA) constataram que pessoas alérgicas são mais estressadas do que outras. Embora nenhuma ligação direta tenha sido demonstrada, os participantes do estudo relataram que seus sintomas ficavam mais deflagrados em dias muito estressantes.

Alimentos x Rinite Alérgica?


Alguns alimentos podem agir como alérgenos, desencadeando a rinite alérgica ou piorando seus sintomas. Eles aumentam a incidência de alergias,  inclusive a nasal. “Estão associados os laticínios em geral, bem como trigo, ovos, chocolate, nozes e frutos do mar. Eles representam um papel importante como fatores desencadeantes porque aumentam a produção de muco e pioram os sintomas obstrutivos nasais”.

Importante ressaltar que mesmo que esses alimentos sejam também capazes de desencadear uma  alergia alimentar, não existe uma relação direta entre esta e a rinite  alérgica. 

“A alergia alimentar raramente induz a rinite alérgica de modo exclusivo, apesar de os sintomas nasais ocorrerem com frequência no  contexto da reação anafilática desencadeada pela comida”.

Causas das Alergias Respiratórias - Psicossomática
Causas das Alergias Respiratórias - Psicossomática



Causas das Alergias Respiratórias - Psicossomática


  • Ácaro : fatos corriqueiros ou detalhes que podem abalar o seu conceito perante o grupo.
  • Pelos de animais - dificuldade nas relações interpessoais, não sabe lidar com a ternura e a afetividade.
  • Polén; conflito com a própria sexualidade ou dificuldade de estabelecer vínculos amigáveis ou amorosos.
  • Cheiro forte de perfume: preocupação excessiva com falsidade.
  • Cheiro forte de produtos químicos: medo de ser tratado com hostilidade.

Se você tem mais dúvidas sobre Causas das Alergias Respiratórias procure seu médico para maiores informações. 


Na Asbai ( Associação Brasileira de Alergia e Imulogia ) você pode localizar um profissional especialista mais perto de você.



Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário